domingo, 2 de janeiro de 2011

Movimento Educacionista - Que é isso?



Por Marta Caregnato
O Movimento Educacionista (criado e impulsionado por Cristovam Buarque, e avançando mais nas idéias de Manoel Bomfin, Paulo Freire, Leonel Brizola, Herbert de Souza e Darcy Ribeiro) é um movimento que pretende, por meio da educação, mudar o mundo para todos. É uma crítica à desigualdade, ao preconceito, à indiferença e à ganância. Seu objetivo é oferecer a todas as crianças e jovens a mesma chance e oportunidade de estudarem em escolas de qualidade, preparando-os para o futuro e para uma sociedade mais humana e mais justa.
A mesma chance entre classes será alcançada por meio da revolução educacional, fundamentada em uma chamada à consciência: “escola igual para todos os seres humanos”. Essa revolução deve garantir a todos os estudantes acesso a escola com a mesma qualidade, independente de posição social ou região. Além de adotar medidas imprescindíveis para a construção de um desenvolvimento sustentável, que beneficie as gerações futuras.
 “Com a escola de qualidade para todos os seres humanos, chegaremos à consciência global, com capacidade coletiva e pessoal para vislumbrar e deslumbrar-se com a beleza do mundo, entender e explicar a lógica do mundo físico, indignar-se com as injustiças, ter a consciência do dever (responsabilidade) e a vontade de fazer o mundo melhor, mais belo”. 
Essa revolução educacional exigirá uma base eficiente nos sistemas político, social e econômico.
Na política deve ser assegurada as liberdades individuais, a justiça sem privilégios, o poder ao eleitor, o incentivo a participação popular e o respeito aos três poderes.
O sistema social deve garantir a todas as pessoas o acesso a saúde, moradia, esgoto, coleta de lixo, transporte público, serviços culturais.
E no sistema econômico “equilibrar as contas públicas, construir a necessária infra-estrutura de energia, transporte e serviços de logística, dar um choque de eficiência na gestão dos negócios públicos e privados”.
Como essa transformação não ocorre da noite para o dia, mas demora acontecer, o educacionismo julga necessário criar um programa emergencial para enfrentar os problemas de desemprego, violência e corrupção.
No movimento educacionista, o processo político se faz por militantes organizados em torno da causa educacionista, tanto no processo eleitoral, como nos movimentos sociais ou manifestações organizadas na rede virtual.

Mais informações: http://educacionista.ning.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...