terça-feira, 16 de agosto de 2011

Coleta de assinaturas para o projeto de iniciativa popular da Plataforma dos Movimentos Sociais para a Reforma Política

Acompanhe a cobertura da CBN do lançamento da campanha de coleta de assinaturas.

“A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política e o MCCE lançam, nesta terça-feira, 16 de agosto, a campanha de coleta de assinaturas para a apresentação da Proposta de Iniciativa Popular de Reforma Política.
Para Mudar: Reforma Política JÁ!
A política deveria ser a forma democrática de como definimos os rumos do nosso País e construímos melhores condições de vida para todo mundo, mas da maneira como a política acontece hoje este objetivo está longe de se realizar. A política é um exercício que deve ser feito por todos e todas. Quando não agimos, os políticos decidem por nossas vidas e a maioria de nós nem sequer sabe o que está sendo definido. Precisamos mudar esta realidade.
Por isso estamos trabalhando para uma reforma do sistema político que amplie o poder do povo nas decisões. Precisamos ampliar a representação das mulheres, da população negra, do povo indígena, da pessoa em situação de pobreza, da população do campo e da periferia urbana, da juventude e da população homoafetiva, entre outros grupos. Por isso, defendemos o voto em uma lista pré- ordenada e transparente, com alternância de sexo e com critérios de inclusão destes grupos. Hoje a maioria dos parlamentares que representam a sociedade ou são ricos, donos de terras, de bancos, das fábricas e dos meios de comunicação.
Precisamos acabar com a corrupção, com o mau uso do dinheiro público, com sua utilização para objetivos pessoais e com a prática de utilizar a máquina estatal para se perpetuar no poder. Precisamos de uma política com ética, com transparência, com participação de todos os segmentos da sociedade e com instrumentos que possibilitem o povo decidir as principais questões. Contudo, para que isso ocorra, é necessário uma nova regulamentação dos instrumentos de democracia direta (plebiscito, referendo e iniciativa popular) e novas regras para o processo eleitoral. Neste sentido, defendemos a democratização dos partidos, o fim das coligações em eleições proporcionais e o financiamento público exclusivo de campanha. Buscamos, assim, o fim da interferência do dinheiro privado no exercício da atividade pública. Defendemos também severas punições para o partido que se utilizar de outros recursos para financiar sua campanha.
Queremos uma reforma política ampla, democrática e que possibilite a participação da população nas decisões e não apenas nos momentos eleitorais. Defendemos o poder do povo em revogar mandatos e o fim dos privilégios aos políticos, como por exemplo, férias de 60 dias, 14º e 15º salários, além do decoro parlamentar, do foro privilegiado e da imunidade parlamentar para que estes não sejam usados como instrumentos para a impunidade.
Para garantir tudo isso, é necessário a participação de todos e todas. Vamos mudar a política no Brasil.
Se ficarmos esperando que o enfrentamento dos problemas do sistema político brasileiro venha apenas do Congresso Nacional, não vamos conseguir nada. O Congresso só vai agir se o povo pressionar e se organizar.
Para isso, a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político e o Movimento contra a Corrupção Eleitoral (MCCE) se uniram para propor, após amplo debate com a sociedade, um Projeto de Lei de Iniciativa Popular para a Reforma Política. Assinar esta proposta significa aderir a uma nova forma de se fazer e pensar a política no Brasil, garantindo o direito à participação do povo nas decisões sobre os grandes problemas brasileiros e com a representação de todos os segmentos da  população no parlamento”.
Clique na imagem para visualizar o Projeto de Iniciativa Popular da Plataforma dos Movimentos Sociais Para a Reforma Política:




Clique na imagem abaixo para  visualizar e imprimir o formulário para a coleta de assinaturas:

Para conhecer a proposta na íntegra da Plataforma dos movimentos sociais para a Reforma Política, clique na imagem abaixo:








5 comentários:

  1. mto interessante seu blog =] parabens
    seguindo .-.
    segue ae tbm http://blogliliank.blogspot.com
    bejoh '

    ResponderExcluir
  2. oi flor sou do blogueiras unidas numero 175 estou passando para conhecer os blogs e aproveitando para convidar para meu primeiro sorteio preciso da ajuda de todas para que esse sorteio seja um sucesso bjos já estou te seguindo http://marcelaminhasartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Um blog educativo e informativo parabéns.
    Já estou te seguindo, sou das blogueiras unidas, convido para conhecer o meu blog

    http://seiquedeusexiste.blogspot.com


    Quanto a falta de liberdade na net é ridiculo já assinei.

    ResponderExcluir
  4. Oi,faço parte do blogueiras unidas ,sou o nº 80 e hoje vim te visitar gostei muito do teu blog to te seguindo e te espero no meu blog para uma visitinha ficarei feliz se seguir tb.Bjus!


    http://betysaj.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olhe, vou lhe contar, hoje pela manhã,estava eu no facebook quando lí um comentário do seu marido sobre um assunto que eu tentava,tentava explicar mas não conseguia expressar plenamente.
    Agora, descobri você aqui e adorei esse seu espaço.
    Vou ler sobre esse projeto que você disponibilizou aqui e pretendo,( parece ser exatamente o que procuro) imprimir e começar a coletar assinaturas!
    Obrigada!Bjo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...