quarta-feira, 6 de abril de 2011

Escolas públicas brasileiras receberão livros didáticos de Filosofia em 2012


Por Marta Caregnato
Desde o golpe militar de 1964, a filosofia havia sido extinta dos currículos das escolas de educação básica no Brasil. Claro, formando mentes pensantes e questionadoras seria impossível sustentar uma ditadura. A filosofia nos leva à liberdade e o regime militar queria nos fazer reféns de suas imposições. Assim, a filosofia ficou praticamente 47 anos fora do currículo escolar. Em 1982, a disciplina voltou como optativa, mas muitas escolas não a adotavam. E mesmo assim era apenas  1 aula/semana em um ano do Ensino Médio.


Em 2008, finalmente, foi aprovada a lei 11.684, que torna obrigatória a disciplina de Filosofia (e também a Sociologia) para os alunos do Ensino Médio. Aos poucos as aulas foram ampliadas. Primeiramente com duas aulas/semanais de Filosofia para o 2° Ano/ Ensino Médio e 2 aulas/semanais de Sociologia para o 3° Ano/ Ensino Médio. Enfim, em 2010, as duas disciplinas foram implantadas nos três anos do Ensino Médio (o que já é um progresso considerável, embora, ainda deixa a desejar pelo fato de ser apenas 1 aula/semana – levando em consideração a importância da mesma).

Entretanto, ainda havia um outro problema, além de ser apenas de cada1 aula/semana, não temos livros didáticos de Filosofia (e Sociologia) nas escolas públicas brasileiras. E ainda não recebemos o necessário para ter recursos didáticos adequados.

Agora, os professores de Filosofia (e Sociologia) têm uma boa notícia: em 2012 serão distribuídos livros didáticos nas escolas públicas brasileiras. Temos, pela primeira vez na história do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) o Guia do PNLD para a área de Filosofia. 


Os livros escolhidos foram: “Filosofando – Introdução à Filosofia de Maria Helena Pires Martins e Maria Lúcia de Arruda Aranha da Editora Moderna”; “Fundamentos de Filosofia de Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes da Editora Saraiva” e “Iniciação è Filosofia de Marilena Chauí da Editora Ática”.
Esperamos que essa conquista contribua, de certa forma, para a formação crítica de nossos alunos.

Clique aqui para baixar o Livro “Filosofando – Introdução à Filosofia”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...